vida

"A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser vivida."
Soren Kierkegaard

Søren Aabye Kierkegaard, foi um filósofo e teólogo dinamarquês. Kierkegaard criticava fortemente quer o hegelianismo do seu tempo que era uma corrente filosófica desenvolvida por Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão e um dos primeiros pensadores a se preocupar com a “modernidade” como base dos estudos sociológicos. Søren via como as formalidades vazias da Igreja da Dinamarca.
No existencialismo, o ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que se tem designado por "atitude existencial", ou uma sensação de desorientação e confusão face a um mundo aparentemente sem sentido e absurdo.
O existencialismo cristão se baseia na compreensão de Cristianismo de Kierkegaard. Ele argumentava que o universo é, fundamentalmente, paradoxal e que o seu maior paradoxo é a união transcendente de Deus e do homem na pessoa de Jesus Cristo.
Salto da fé é uma expressão utilizada para explicar a ruptura do estádio ético para o estádio religioso da existência, na filosofia de Sören Kierkegaard.
O homem que se encontra no estádio ético em determinado momento se depara com o arrependimento e com a consciência da sua finitude, da certeza da morte. Essa nova postura existencial, fruto da auto-análise, culmina em um salto para um outro estádio da existência, o estádio religioso.
Kierkegaard defendia que esse pulo para o estádio religioso é um verdadeiro "salto no escuro", pois não apresenta nenhuma garantia racional para o indivíduo, mas por isso mesmo é sua salvação. Esse salto não é passagem, pois não é gradual ou feito de forma suave, serena. É salto, pois é ruptura de uma antiga atitude perante a vida (ética) para outra (religiosa).
O nome do Credo origina-se antes da quinta década d.c., de que por inspiração do Espírito Santo, após o Pentecostes, cada um dos Doze Apóstolos ditou uma parte do credo. Ele é tradicionalmente dividido em doze artigos.

Versão católica apostólica romana

O Catecismo Maior de São Pio X dá a seguinte tradução do Credo dos Apóstolos. Em sua argumentação do credo, o Catecismo mantém a divisão tradicional dos doze artigos.

01. Creio em Deus Padre, todo-poderoso, Criador do céu e da terra;
02. E em Jesus Cristo, um só seu Filho, Nosso Senhor,
03. O qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem;
04. Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado;
05. Desceu aos infernos, ao terceiro dia ressurgiu dos mortos;
06. Subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Padre todo-poderoso,
07. De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
08. Creio no Espírito Santo,
09. Na Santa Igreja católica, na comunhão dos Santos,
10. Na remissão dos pecados,
11. Na ressurreição da carne,
12. Na vida eterna.
Amém.
Versão luterana
O Catecismo Menor de Lutero, publicado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, apresenta a seguinte tradução do Credo dos Apóstolos dividido em três artigos:


  • 1º artigo (da criação)

    • Creio em Deus Pai, todo-poderoso,
    • Criador do céu e da terra.

    • 2º artigo (da salvação)
    • E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor,
    • o qual foi concebido pelo Espírito Santo,
    • nasceu da virgem Maria,
    • padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,
    • foi crucificado, morto e sepultado,
    • desceu ao mundo dos mortos,
    • ressuscitou no terceiro dia,
    • subiu ao céu,
    • e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso,
    • de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

    • 3º artigo (da santificação)
    • Creio no Espírito Santo,
    • na santa Igreja cristã,
    • na comunhão dos santos,
    • na remissão dos pecados,
    • na ressurreição do corpo
    • e na vida eterna.
    • Amém.


    Pronunciação do credo em latim.