Surfe & Surfing pelo Mundo

Surfe, é toda a forma de praticar atividade física e desportiva efetuada na superfície da água, que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e/ou mental e proporcionar entretenimento aos participantes.
Frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas esportes de aventura, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados pelo surfista ao deslizar em pé na prancha de surfe, aproveitando a onda que quebra quando se aproxima da praia ou costa.

Pipeline é uma zona de surf internacionalmente conhecida por suas ondas tubulares e perfeitas. Famosa por suas ondas com assustadoras formações tubulares, Pipeline esconde sob suas espetaculares ondulações mortais bancadas de corais. Apesar de perigosos, os corais garantem o perfeito recorte das ondas nesta região do arquipélago havaiano.

Oahu é uma ilha do arquipélago do Havai, no Oceano Pacífico. A região norte é conhecida como North Shore, onde se encontra as principais praias do arquipélago, entre elas a praia de Pipeline e a Baía de Waimea, dois dos pontos mais procurados pelos amantes do surf para viverem fortes emoções.

"Músicas de Verão
Surfe & Surfing"


"Músicas de Verão
Surfe & Surfing I"



"Músicas de Verão
Surfe & Surfing II "




Habitats Marinhos

Litoral é um termo que designa a faixa de terra junto à costa marítima que engloba cerca de 50 km para o interior, dependendo da legislação de cada país. Em biologia marinha, chama-se zona litoral ao conjunto de ecossistemas localizados nesta região e que sofrem a influência das marés.
A costa ou orla é a linha que separa o mar do oceano, tal como é indicado nos mapas. Corresponde ao limite entre o oceano e o mar (definida pelo alcance da maré alta).

Região entremarés é o nome dado nos ambientes marinhos à zona do substrato litoral que fica exposta ao ar apenas durante a maré-baixa, ficando submersa com a subida da maré, isto é a zona de substrato compreendida entre as linhas de máxima preamar e mínima baixa-mar.

Estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.

Florestas de kelp são áreas submarinas com alta densidade de laminariales. São tidas como um dos mais ricos e dinâmicos ecossistemas da Terra. Elas surgem em todo o mundo, em zonas oceânicas costeiras temperadas e polares.

Recifes de coral são formados com o acúmulo de esqueletos calcários de corais e de certas algas. Com o tempo, em condições favoráveis, um recife de coral pode transformar-se numa ilha ou, pelo menos, em um atol.
Os recifes de coral são ecossistemas com grande produtividade e grande biodiversidade que, em muitos casos, suportam importantes pescarias e o turismo.

Atol é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura coralínea e de outros invertebra­dos, constituindo em seu in­terior uma lagoa, sem nenhuma aparente conexão com as rochas da Crosta.
Um atol começa pela formação de um recife costeiro de corais ao redor de uma ilha vulcânica.

Banco oceânico é uma parte do mar que é rasa em comparação às áreas circundantes, como uma barra ou o topo de um monte submarino. Um pouco semelhantes às taludes continentais, os declives de bancos oceânicos podem aflorar quando são interceptados por fluxos como os de maré, resultando às vezes em ricas correntes de nutrientes.

Plataforma continental à porção dos fundos marinhos que começa na linha de costa e desce com um declive suave até a talude continental (onde o declive é muito mais pronunciado). Em média, a plataforma continental desce até uma profundidade de 200 metros, atingindo as bacias oceânicas.

Zona nerítica ou província nerítica à região dos oceanos que corresponde ao relevo da plataforma continental e à camada de água situada sobre ela e que não sofre a influência das marés. É adjacente à zona litoral. O relevo é recoberto de sedimentos oriundos dos continentes por meio da ação dos ventos, rios, enxurradas e geleiras. As águas que recobrem o fundo pertencem à zona eufótica, permitindo a fotossíntese.

Estreito é um canal de água que une dois corpos aquosos (oceanos, mares) e separa duas massas de terra. Os estreitos fazem por vezes parte de rotas comerciais importantes e por isso têm relevância estratégica, do ponto de vista econômico e militar.
Um estreito pode ser visto como o negativo de um istmo, a ligação entre duas massas de terra, e é análogo de um canal, embora esta expressão possa ter outros significados. É um sinônimo relativo de canal.

Pelágica é a região oceânica onde vivem normalmente seres vivos que não dependem dos fundos marinhos (o bentos e os organismos demersais). Trata-se do ambiente ecológico das águas oceânicas abertas, acima do ambiente bentônico do fundo dos mares, sendo habitado principalmente por seres planctônicos e nectônicos. Esses organismos dependem apenas das características das massas de água mais adequadas ao seu ciclo de vida, e são conhecidos como seres pelágicos.

Monte submarino é uma montanha que se eleva do fundo do oceano sem atingir a sua superfície, isto é sem atingir o nível médio do mar. Como norma, os oceanógrafos apenas consideram como montes submarinos as elevações que atingem pelo menos 1000 m acima dos fundos marinhos circundantes. A maioria dos montes submarinos são vulcões extintos que se elevam abruptamente acima dos fundos circunvizinhos a partir de profundidades da ordem dos 1000 m a 4000 m abaixo da superfície das águas.

Fonte hidrotermal pode ser definida como uma fissura na crosta a partir da qual emerge um fluido geotermal ou hidrotermal. A água penetra na crosta em altas profundidades e reage com os minerais presentes, sofrendo alterações físico-químicas no caminho. O aquecimento pelo gradiente geotérmico faz com que a água retorne à superfície devido ao aumento de pressão.
Uma solução geotermal está restrita a trocas físicas entre a água e a crosta. As rochas da crosta são lixiviadas pela água percolante, mas não ocorrem reações capazes de alterar sua composição química.

Emanação fria é a designação dada às áreas do leito marinho onde ocorrem emanações, mais ou menos difusas, de sulfureto de hidrogénio, metano e outros fluidos ricos em hidrocarbonetos, frequentemente formando piscinas de salmoura.
As emanações frias albergam um bioma que inclui uma grande diversidade de espécies endémicas. A referência a emanação "fria" não implica que os fluidos emanados sejam mais frios que as águas circundantes, sendo pelo contrário em geral ligeiramente mais quentes, visando apenas distinguir estas emanações das fontes hidrotermais, sempre muito mais quentes.

O relevo oceânico inclui as diversas formas de relevo existentes nas regiões da crosta terrestre que se encontram cobertas pelos oceanos.
A zona bentônica é a região do ambiente marinho situada próxima do fundo oceânico. A fauna desta região caracteriza-se por organismos que rastejam, se prendem ou vivem enterrados na areia ou no lodo, o bentos, mas também abriga muitos animais do nécton, como os linguados e várias espécies de tubarão.

"Músicas de Verão
Musica de verão Top 7 (O Link)"




Tríplice Coroa Havaiana

A Tríplice Coroa Havaiana é um conjunto de três campeonatos de surf realizados nos meses de novembro e dezembro na costa norte da ilha de Oahu, Havaí. O primeiro campeonato é realizado em Haleiwa, o segundo em Sunset e, por último, o Pipe Masters, em Pipeline. O melhor nos 3 campeonatos leva o título da tríplice coroa..

Campeões
    • 1983 Michael Ho, Havaí
    • 1984 Derek Ho, Havaí
    • 1985 Michael Ho, Havaí
    • 1986 Derek Ho, Havaí
    • 1987 Gary Elkerton, Austrália
    • 1988 Derek Ho, Havaí
    • 1989 Gary Elkerton, Austrália
    • 1990 Derek Ho, Havaí
    • 1991 Tom Carroll, Austrália
    • 1992 Sunny Garcia, Havaí
    • 1993 Sunny Garcia, Havaí
    • 1994 Sunny Garcia, Havaí
    • 1995 Kelly Slater, EUA
    • 1996 Kaipo Jaquias, Havaí
    • 1997 Mike Rommelse, Austrália
    • 1998 Kelly Slater, EUA
    • 1999 Sunny Garcia, Havaí
Campeões
    • 2000 Sunny Garcia, Havaí
    • 2001 Myles Padaca, Havaí
    • 2002 Andy Irons, Havaí
    • 2003 Andy Irons, Havaí
    • 2004 Sunny Garcia, Havaí
    • 2005 Andy Irons, Havaí
    • 2006 Andy Irons, Havaí
    • 2007 Bede Durbidge, Austrália
    • 2008 Joel Parkinson, Austrália
    • 2009 Joel Parkinson, Austrália
    • 2010 Joel Parkinson, Austrália
    • 2011 John John Florence, Havaí
    • 2012 Sebastien Zietz, Havaí
    • 2013 John John Florence, Havaí
    • 2014 Julian Wilson, Austrália
Eisbach (Munique)

Eisbach é um dois quilômetros longo rio artificial em Munique na Baviera. A água obtida a partir do Isar, em que também volta.
O Eisbach não é permitido nadar, o cumprimento da proibição, no entanto, não é imposta, para que as pessoas às vezes são banhadas no Verão de 2003, há um nadador se afogou.
Perto House of Art, no rio forma uma onda estacionária alta de aproximadamente um metro, o que atrai canoístas e surfistas. A água aqui é fria e rasa (às vezes apenas 40 centímetros), mas o surf é permitido e apropriado, uma vez que surfar locais em Munique não é muito (um outro exemplo, perto da estação de metro Thalkirchen) formas são, por vezes filas.

- Surfando em Eisbach -
(Vêr Vídeo)

Você poderá gostar tambem :
"esporte de aventura & esporte radical
Surfe & Surfing"