Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência.
Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação de massa.
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos, movidos pela propaganda
. A necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão, uma patologia comportamental.
Pessoas compram compulsivamente coisas de que realmente não precisam. Muitas vezes, furtam ou roubam, não movidas por uma necessidade objetiva mas pelo desejo de possuir algo cujo significado é essencialmente simbólico.
Consumo conspícuo ou consumo ostentatório é um termo usado para descrever os gastos em
bens e serviços adquiridos principalmente com o propósito de mostrar riqueza.Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação de massa.
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos, movidos pela propaganda
. A necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão, uma patologia comportamental.
Pessoas compram compulsivamente coisas de que realmente não precisam. Muitas vezes, furtam ou roubam, não movidas por uma necessidade objetiva mas pelo desejo de possuir algo cujo significado é essencialmente simbólico.
Na mente do consumidor conspícuo, tal exibição serve como meio para ter ou manter um status social perante um grupo social, que determina socialmente objetos e bens, como uma classificação de um status mais elevado ou mais baixo por conta dessas respectivas aquisições, determinando assim uma classificação social com base em bens adquiridos e exibidos.
O conceito mais antigo de "consumo conspícuo" tem origem na virada do século XX nos escritos de Veblen.
O termo descreve uma forma aparentemente irracional e confusa de comportamento econômico.
Segundo Veblen, esse consumo desnecessário é uma forma de exibição do status, muitas vezes às custas das privações.
- "Na virada do milênio" -
"É muito complicada a vida de um intelectual na sociedade de consumo de massa".
- Florestan Fernandes -
- David Beckham -