stradivarius (O Violino)

Stradivarius e Antonio Stradivari

O som do violino "Stradivarius" por sua qualidade tem desafiado as tentativas de explicar ou reproduzir, qualquer crença que possa existir. Sua fama é generalizada, aparecendo em inúmeras obras de ficção. Stradivarius é uma das mais famosas marcas de instrumentos de corda do mundo. O violino Stradivarius é especial pela sua qualidade acústicas que nunca foram superadas ou mesma igualadas, ao longo dos anos, várias teorias têm sido apontado em uma tentativa de descobrir por que um Stradivarius produz uma qualidade de som como brilhante.
O mais famoso, é chamado de "O Messias" de 1716 e se encontra no museu Ashmolean Museum de Oxford. Esse violino praticamente nunca foi tocado. Isso foi constatado observando-se o seu verniz pouco alterado, em comparação com os instrumentos de mesma época.O nome Stradivarius está associado à seu construtor, o luthier Antonio Stradivari (1644-1737), que produziu vários violinos e violoncelos. Antonio Stradivari é considerado como o artesão mais ilustres do instrumento.
Ele criou um conceito básico para o violino e refinado sua geometria e design para produzir um instrumento que tem servido fabricantes de violino desde então como o padrão a lutar.
As técnicas utilizadas de Stradivari foram motivo de longo debate e ainda não são totalmente conhecidas pelos artesãos e cientistas, mas sabe-se com certeza que as madeiras usadas incluíam espruce (Picea) para o tampo harmônico, salgueiro para as partes internas e bordo para o fundo e o braço.
Pesquisas feitas em comparação com violinos de 300 anos atrás e com violinos mais modernos, demonstraram que os mais antigos tem uma densidade mais homogênea em relação a os mais novos. Isso, explicaria, a diferença de radiação sonora e a vibração do violino.
Também foram usados na composição do stradivarius, minerais como sódio, silicato de potássio, bianca e borato de potássio, para melhorar a qualidade da madeira.
O certo que a estrutura de um Stradivarius é fundamental, observando a forma ideal mais plana ea forma das placas (os painéis que compõem a frente e de trás do violino).
Stradivarius é um artefato incrível histórico que precisa ser preservado. É uma autêntica obra de arte.
Resolver o segredo Stradivarius e redescobrir o lendário som do violino Stradivarius.
Desde o início dos anos 1700, "Idade de Ouro" violinos italianos foram reverenciados por seu tom superior. Dezenas de cientistas, artesãos e músicos têm buscado respostas para o mistério de seu som, mas nenhum foi capaz de duplicar a magia criado por esses instrumentos cobiçados.
Caracterizando verniz, madeira e geografia como fatores secundários, William Fry reavivou a ciência das alavancas do século XVII, com foco em formaturas internas do violino.



- Kyoko Yonemoto - Paganini Caprice 24

O arqueamento foi melhorado, os vários graus de espessura na madeira foram mais exatamente determinados, a formação do rolo de papel foram alteraradas, e usou vernizes de cores mais vibrantes. Seus instrumentos são reconhecidos pela sua inscrição em latim: Antonius Stradivarius Cremonensis Faciebat Anno e a data (Antonio Stradivari, Cremona, feita no ano …).
É geralmente reconhecido que os seus melhores instrumentos foram fabricados 1698-1725 (com um pico por volta de 1715), superando em qualidade os fabricados entre 1725 e 1730. Depois de 1730, alguns dos instrumentos são assinados sub disciplina Stradivarii, e provavelmente foram feitas por seus filhos, Omobono e Francesco.
Leia mais em:


O som dos Violinos Stradivarius Os violinos stradivarius possuem um som inconfundível, rico em vibratos confira abaixo :

:

O Mistério do Stradivarius

parte : 1

parte : 2

parte : 3

parte : 4


BBC Documentary - Stradivarius e eu -

Ao longo dos séculos cientistas, musicos, Luthies, videntes e etc. vem tentando explicar as características únicas dos stradivarius, as explicações vão desde de cinzas vulcânicas por baixo do verniz, até fungos que teriam sido responsáveis pelo amadurecimento da madeira. Outras teorias e pesquisas apontam para a qualidade da madeira, na época em que Stradivari viveu, a terra estava passando por uma espécie de mini era glacial que acontece algumas vezes ao longo do séculos, essa temperatura teria alterado a estrutura da maneira de modo a deixa-la mais espessa.
Há ainda teorias que atribuem o som ao verniz utilizado ou a algum tratamento químico que o Stradivari utilizava, outras teorias são mais simples, é conhecido que o som dos violinos melhora com o tempo de uso, de modo que quanto mais tocado, melhor seu som fica, alguns especulam que o som dos stradivarius seria apenas fruto de muito uso.
Os violinos de Antonius Stradivarius estão retratados em mais mitos do que qualquer outro instrumento musical da história.