simplemente led zeppelin


Led Zeppelin foi um grupo inglês de rock, considerado um dos mais importantes desse género e um dos mais populares durante a década dos setenta.
Foi fundado em 1968 pelo guitarrista Jimmy Page, quem tinha pertencido a The Yardbirds, ao incluir em sua formação a John Paul Jones como bajista e teclista (ao que Page conhecia de trabalhos anteriores com The Yardbirds), ao vocalista Robert Plant e a John Bonham à batería (que tinha coincidido com Plant em The Band of Joy).
Led Zeppelin apresentou elementos de um amplo espectro de influências, como o blues, o rock and roll, o soul, a música celta, a música índia, a árabe, o folk, e inclusive o country.
Mais de trinta anos após a disgregación da banda em 1980 , a música de Led Zeppelin continua vendendo-se, desfruta de uma ampla difusão radiofónica, e tem demonstrado ser uma das bandas mais influentes na música rock.
Até a data, tem vendido mais de 300 milhões de álbuns no mundo, incluídos 111 milhões só nos Estados Unidos, e é a segunda banda com mais discos de diamante (outorgados a cada dez milhões de vendas) da história da música, só por embaixo de The Beatles os quais contam com seis (The Beatles, The Beatles/1962-1966, The Beatles/1967-1970, Abbey Road, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Clube Band e 1).
Os discos com esta certificación são: Box Set (dez milhões), Led Zeppelin II (doze milhões), Led Zeppelin IV (vinte e três milhões), Houses of the Holy (onze milhões) e Physical Graffiti (quinze milhões).

Robert Anthony Plant juntou várias bandas do Black Country, tais como o novo Memphis Bluesbreakers, The Black Snake Moan, The Blues Band Delta e o Crawling King Snakes.
Próximo grupo de Plant foi The Band Of Joy, com John Bonham. Embora eles foram bem sucedidos em shows da área, eles não conseguiram garantir um contrato de gravação, e se desfez em primavera 1968.
Robert juntou-se a lenda do blues Alexis Korner por sessões de gravação casal em agosto de 1968, e começou a dar concertos em todo o Midlands com uma banda chamada Obs'tweedle. Um dia, no final de julho de 1968, Jimmy Page, Peter Grant e Chris Dreja veio ver Robert executar em um Training College professores em Bromsgrove.
Robert casou com Maureen Wilson em 09 de novembro de 1968, a quem ele tinha conhecido durante os dois anos anteriores. Eles tinham um total de três filhos, uma filha Carmen Jane, que nasceu em 21 de novembro de 1968 e dois filhos Karac Pendragon, nascido em 22 de Abril, de 1971 (morreu em 26 de julho de 1977 de uma infecção viral) e Logan Romero, que nasceu em 21 de janeiro de 1979.


John Paul Jones, nome artístico de John Baldwin (Sidcup, 3 de janeiro de 1946), é um multi-instrumentista, baixista e tecladista britânico.
Jones ganhou notoriedade por ser o baixista, tecladista e um dos membros do Led Zeppelin até o desmembramento da banda após a morte de John Bonham, em 1980.
Desde então, Jones vem desenvolvendo uma carreira solo. Também toca guitarra, bandolim, koto, gaita e ukulele.
De acordo com o Allmusic, Jones "deixou sua marca na história da música rock & roll como um músico inovador, arranjador e diretor".



James Patrick "Jimmy" Page é um músico, produtor musical e compositor inglês, que alcançou sucesso internacional como guitarrista da banda de rock Led Zeppelin.
Começou sua carreira como músico de estúdio em Londres e, em meados da década de 1960, tornou-se o guitarrista de sessão mais procurado na Inglaterra. Foi membro dos Yardbirds de 1966 até 1968, e posteriormente fundou o Led Zeppelin, em 1968.
Page é amplamente considerado como um dos maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos.

John Henry Bonham (Redditch, 31 de maio de 1948 — Clewer, 25 de setembro de 1980) foi um músico e compositor inglês, mais conhecido por ter sido o baterista da banda Led Zeppelin.
Bonham era admirado por sua velocidade, potência, sons característicos, e "sensação" para o groove.
É amplamente considerado um dos melhores bateristas da história do rock.
Em 2011 os leitores da Rolling Stone consideraram Bonham o "melhor baterista de todos os tempos


Jimmy Page toca o Theremin - O teremim é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico.
Seu nome vem da versão ocidental do nome do seu inventor, o russo Léon Theremin, que patenteou seu dispositivo em 1928. O instrumento é controlado através de duas antenas de metal, que percebem a posição das mãos do músico e controlam osciladores de frequência com uma das mãos, e com a outra a amplitude (volume), de forma que não seja preciso tocar no instrumento. Os sinais elétricos do teremim são amplificados e enviados para um autofalante.



Homenagem ao Led Zeppelin no Kennedy Center Honors 2012 - Stairway to Heaven -