radio comunicação

Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.
O "pai do rádio brasileiro" foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Foi aí que surgiu o conceito de "rádio sociedade" ou "rádio clube", no qual os ouvintes eram associados e contribuíam com mensalidades para a manutenção da emissora.

Surge o noticiário mais importante do rádio brasileiro: "Repórter Esso". A primeira transmissão aconteceu às 12:45 hrs do dia 28 de agosto de 1941, quando a voz de Romeu Fernandez anunciou o ataque de aviões da Alemanha à Normandia, durante a 2ª Guerra Mundial.
O gaúcho Heron Domingues marcou a história do rádio apresentando durante anos o "Repórter Esso". O rádio é um dos mais importantes veiculos de comunicação em massa: o Radio.
A definição e a característica, o rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas freqüências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música.
Quando eu ainda adolescente ouvia o Hélio Ribeiro no seu programa o "PODER DA MENSAGEM" pela Rádio Bandeirantes-AM. Admirava o Hélio, que com sua voz espetacular falava e declamava mensagens que enriqueciam seu programa. O Hélio Ribeiro é uma daquelas pessoas que tem uma estrela e que essa estrela brilhará para eternidade.
Um homem que só transmitia mensagens de boa qualidade, jamais poderá ser esquecido. Tenho em meus dedos da mão direita, ou talvez não cheguem a cinco a quantidade de profissionais que realmente são dignos de destaque na midia brasileira.
Outro comunicador que eu sempre ouvia e gostava muito era o Big Boy, da "RADIO MUNDIAL".

Hélio Ribeiro:

Big Boy:

Hélio Ribeiro:

Último Repórter Esso


lizw-thumb

Radiofusão é a distribuição de áudio e / ou vídeo de conteúdo para um dispersos público através de qualquer eletrônico meio de comunicação de massa , mas normalmente um usando o espectro eletromagnético ( ondas de rádio ), em um para muitos modelo. Radiodifusão começou com AM radiodifusão que surgiu espontaneamente por volta de 1920. Antes disso, todas as formas de comunicação eletrônica, rádio , telefone e telégrafo , eram "um para um", com a mensagem destinada a um único destinatário. A radiodifusão é geralmente associada a rádio e televisão , embora na prática as transmissões de rádio e de televisão ter lugar usando ambos os fios e ondas de rádio. Os partidos de recepção pode incluir o público em geral ou um subconjunto relativamente pequeno; o ponto é que qualquer pessoa com a tecnologia requerida competente pode receber o sinal. O domínio da radiodifusão inclui uma ampla gama de práticas, de intercâmbios relativamente privadas, tais como rádio pública , rádio comunitária e rádio comercial , a televisão pública , e de televisão comercial .